quinta-feira, 12 de maio de 2016

MESTRE NA ARTE

Resultado de imagem para mestre aikido


Paulo Nascentes

Preciso fazer fortes minhas pernas. Joelhos se façam robustos e flexíveis. Robusta deve ser a flexibilidade a sustentar em base segura o aikido que me sustenta. Preciso correr, caminhar, lançar-me aos saltos em busca da vontade robusta, mas inflexível com desculpas deslavadas da preguiça insinuante. Como girar sereno e preciso sobre os calcanhares e o gordinho sob dedos sem que o restante do corpo perceba o esforço que não veio? Como girar meu corpo às oito direções com a ágil leveza de bailarino, que mal toca o solo que o projeta em precisão? Não há de ser sem treino e mente livre, aquietada e esperta.

Preciso espelhar-me na agilidade imóvel dos felinos, sempre com o bote na ponta da língua, poema sabido de cor e salteado. E sempre respirando inteiro no ventre da própria vitalidade, centro do equilíbrio e do poder. Preciso estar sempre no centro imóvel-giratório, origem de cada movimento irrepetido e vasto e único e elástico, devolvendo ao vazio o que do nada veio em ameaça – agora mansa sintonia, harmonia à inação revertida, tranquila, imobilizada. Preciso repetir os movimentos em sua gramática rigorosa até que se tornem discurso, percurso bom de estilo. De elegância e simplicidade.


Quero o domínio sem esforço dos faixas-pretas que se sabem neófitos na arte marcial sem-fim em que são iniciados. E mestres.


Miajn krurojn mi bezonas fortigi. Geunuoj farigxu fortaj kaj flekseblaj. Forta devas esti la fleksebleco tenanta sur sekura bazo Aikidon min subtenanta. Mi bezonas kuri, marsxi, eksalti sercxe de forta volo, nefleksebla pro misaj pravigoj de insinuante pigro.. Kiel serene kaj precize gxiri sur la kalkaneoj kaj la dikajxo sub piedfingroj tiel ke la cetera korpo ne perceptu la penon nevenintan? Kiel gxiri mian korpon lauvx la ok diretoj per la agila legxero de dancisto, kiu apenauvx tusxas la sojlon precize lin prokjektantan? Certe ne sen trejno kaj libera menso, kvietigita kaj lerta.

0 Comentários:

Postar um comentário

Komentarioj bonvenas. Comentários sobre poemas são bem vindos.

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial